sábado, 18 de junho de 2011

Em memória de Saramago - um ano depois

Ergo uma rosa, e tudo se ilumina / Como a lua não faz nem o sol pode; / Cobra de luz ardente e enroscada / ou ventos de cabelos que sacode. / Ergo uma rosa, e grito a quantas aves /
o céu pontua de ninhos e de cantos, / Bato no chão a ordem que decide / a união dos demos e dos santos. / Ergo uma rosa, um corpo e um destino / contra o frio da noite que se atreve / e da seiva da rosa e do meu sangue / construo perenidade em vida breve. / Ergo uma rosa, e deixo e abandono / quanto me doí de magoas e assombros. / ergo uma rosa, sim, e ouço a vida / Neste cantar das aves nos meus ombros.
- José Saramago
- Cedido pela minha amiga, Água do Mar, a quem agradeço.

9 comentários:

Lumena Oliveira disse...

Lindas palavras em homenagem ao nosso querido poeta e escritor.
José Saramago partiu, mas deixou-nos um enorme tesouro. A Humanidade agradece.

Descanse em PAZ,

Lumena

CamilaSB disse...

« Ergo uma rosa»
em sua memória
deixa saudades...
ficará na história:
a sua grandiosidade
e a sua obra!
Com a alma enlutada...junto-me
a si, com a minha humilde
homenagem. Bjo!

Unknown disse...

Grande Saramago,que vai deixar saudades.Bela homenagem.
Um abraço.

TITA disse...

Venho muitas vezes a este cantinho respirar ar novo mas nunca me atrevi a comentar.Hoje em homenagem ao poeta decidi fazê-lo.Sim, que a palavra não se deve aprisionar.

Unknown disse...

A minha homenagem... a Saramago

gota de vidro disse...

Também eu ergo uma rosa a um escritor brilhante que honrou seu país com um Nobel.

Há pessoas eternas....

bj da gota

Maria P. disse...

Todas as palavras serão poucas...

Beijinho, Eduardo*

Unknown disse...

Foi o homem ficou a obra,"TEMOS PELO MENOS A OBRIGAÇÃO DE A RECONHECER E RECORDAR"esquecer as pequenas desavensas,porque afinal era este um grande Português, e um homem com um grande "H"

Maria Rodrigues disse...

Lindo!
Tenha um maravilhoso fim de semana.
beijinhos
Maria