quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MAR

1. É preciso imaginar o que dizem os búzios.
É preciso imaginar o que dizem os búzios. Que conhecem os segredos do mar. Que o mar não deixa contar. Fica apenas um cantar soturno. Um lamento cavo e difuso. O estrondo prolongado do choque violento das vagas contra as tábuas dos barcos que submergem e com os barcos as mãos que acenam e imploram e dizem adeus. Os lábios que se beijam. Os corpos que se enlaçam. Os olhos que se fecham. Os choros e os gritos estrangulados na garganta das águas inclementes. Os sonhos acabados de nascer e sepultados no fundo do mar para sempre...
Eis o que dizem os búzios. Ou imagino que diriam. Se pudessem falar... -

2.

Já sei porque gosto do mar. Sou como ele, violento e calmo e solitário e acompanhado por todos os segredos, mistérios e sentimentos do mundo.

3.

De novo junto do mar, e sempre...já não apanho conchas, as raras, as mais lindas, como costumava dizer.

Limito-me a olhá-las, a acariciá-las,com amor e respeito e penso: não são minhas, são do mar que eu amo.

E sei que isto é assim, porque cresci e envelheci.

E acho que está bem a doçura do que sinto.

4.

Afinal, apanhei mais uma concha

Não fui eu que a escolhi

Foi ela que me escolheu

Vá-se lá saber porquê...

5.

Olhos de camelo vassourando a lonjura do deserto

Assim a gaivota grande de papo branco baloiça sobre as águas azuis e rasas e calmas do mar

Solitária esbelta e livre

Levanta voo brioso

E segue o parceiro que a chama

No voo alucinante sobre as águas...

Foto Net

7 comentários:

Manuela ramos Cunha disse...

Quando era criança gostava de pegar num búzio, colocá-lo junto ao ouvido, para ouvir o som do mar!
Achava, naquele tempo, que esses sons eram transcendentais!
Mas, como eu sonhava ao pegar-lhes!
O mar inspirava-me medos profundos...ainda temo as profundezas de um mar revolto, enigmático e cheio de segredos!

Os búzios são mais uma obra de arte da natureza, ainda cheia de mistérios...

Abraço, Nela

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Eduardo

Hoje venho convidar-te para uma fatia de bolo, estou comemorando 2 anos de blogue e cheguei aqui com o incentivo das vossas palavras.

Um beijinho
Rosa

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

belissimo poste.
como eu te compreendo, esse teu amor pelo mar.
a foto está muito bem escolhida.
uma boa semana!

um beij

Parapeito disse...

palavras feitas mar chão...que de mansinho chegam até nós em ondas de ternura...
Gostei de escutar este "búzio Eduardo Aleixo"
Brisas mornas para todos os que esperam a próxima maré :)*

GarçaReal disse...

Os búzios que deixam ouvir o mar, que por vezes ...diz-se...lançam a sorte.

Diz um famoso fado

" Vê como os búzios caíram virados a norte
Pois hoje vou mudar o destino
Vou mudar-te a sorte"

Tanto há para dizer sobre eles.

Belo....

Com amizade

bjgrande do Lago

Clotilde S. disse...

Edu,

Meu Irmão na Escrita, meu companheiro nos caminhos do Silêncio, não te deixo mais palavras aqui. Que fique apenas a música, o mar, o doce silêncio dos búzios e o brilho das mais raras conchas.

Unknown disse...

olá Eduardo vim desejar uma feliz Primavera...
gostei da concha
abraço das conchinhas

Priscila lima
www.conchasbelas.blogspot.com