domingo, 27 de março de 2011

Há mais sonhos

Sempre que me curvo sobre o espelho da minha idade
revejo lá longe
como estrela luzindo
sobre as alegrias e as tristezas,
as derrotas e as vitórias
dos anos que passaram,
o rosto do tempo
em que era pequenino,
barco de manhã,
olhos cristalinos,
gotas de orvalho,
proa firme e remos vigorosos
sorrindo aos portos imaginariamente seguros...
Então, digo-lhe:
- Estamos ainda vivos!
Os teus sonhos ainda não se concretizaram,
mas não vamos desistir...
Ou então:
- Olha que nos enganámos nos sonhos,
ou eles nos enganaram!...
Ou alguém nos enganou!..
Mas não faz mal, sabes?!
Há mais sonhos!
Muitos sonhos!
Então...a criança sorri!
Como se fosse o primeiro dia do mundo...
-
In, "Os caminhos do silêncio" ( em preparação )
-
Foto Net

12 comentários:

tb disse...

e que os sonhos nunca se apaguem nem acabem na criança sorrindo.
Tão docemente belo. Adorei!
beijinho

rosa-branca disse...

Olá amigo Edu, Estamos ainda vivos! Mas os sonhos não amanheceram em nós
ou quem sabe nos enganaram...Ou será que não sonhámos o suficiente? Acho que partiremos com todas essas dúvidas e mais algumas. Adorei meu amigo e cada vez que escreve nos deixa a reflectir. Beijos com carinho

Parapeito disse...

:)) e sempre que uma criança sorri...um milagre acontece...
E que se possa sempre ter força para acreditar :)
brisas doces à beira de água*

Graça Pires disse...

"o rosto do tempo
em que era pequenino,
barco de manhã,
olhos cristalinos,
gotas de orvalho,
proa firme e remos vigorosos
sorrindo aos portos imaginariamente seguros..."
Eduardo, que belo poema. Um regresso à infância para continuar a insistir na esperança e no sonho.
Um grande beijo.

Paula Raposo disse...

Também julgo que sim!
Beijos.

Manuela ramos Cunha disse...

Poema de palavras que já me fizeram pensar...é muito lindo!

Abraço, Nela

gota de vidro disse...

E que belo é poder voar abraçados às asas do sonho.

Por o sonho só acaba quando a vida finda...

Muita beleza nas tuas palavras

bjitos da gota e boa continuação de semana

Manuela ramos Cunha disse...

Que poema real e espectacular!
E que bela descrição das memórias já idas!
Os meus parabéns a quem define assim...em poema, uma vida vivida,de sonhos de criança, e, a outra, já consciente dos enganos, mas que espera, que sabe, "que há mais sonhos" a realizar !!!

Adorei mesmo

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Eduardo

Gostei dessa tua conversa com o tempo...a resposta vamos ter apenas quando já não pudermos responder.
mas entretanto é bom ir sonhando de etapa em etapa.

Deixo um beijinho
Sonhadora

Unknown disse...

Olá Eduardo,
costuma-se dizer que o sonho comanda a vida! Eu acredito que sim... Há sempre um sonho ou uns sonhos, há sempre uma criança dentro de nós. Acredito que somos nós próprios que nunca crescemos e guardamos sempre ´no nosso interior a semente da infância.
E sonhar... é tão bom...

abraço


Muito bom este poema -eu gostei :-)

vieira calado disse...

E não é um novo dia

o primeiro dia

para uma criança?

Forte abraço

Luna Blanca disse...

Caderno de poesias

Caderno de poesias
é um belo lugar.
Tantas coisas lindas
que eu gostaria de falar.
Eu falo em forma de versos
para todos poderem escutar.
Agora você já sabe
por que os poetas passam os dias
escrevendo em seus cadernos de poesias.