quinta-feira, 6 de maio de 2010

Não há lágrimas mais puras!

-
Tudo fica em mim
Pedra me edifica
Flor
Nervura de folha
Desenhos gravados nas conchas
Músicas legadas aos corações dos búzios
Dores, mágoas, promessas não cumpridas,
Desejos não satisfeitos,
Encruzilhadas, becos,
Bosques inventados em caleidoscópios de magia
Mas que o sol cru de uma manhã
Ou o vento agreste de uma noite
Ou as circunstâncias que a poesia não descreve
Bolinhas de sabão embatem contra as rochas...
Mas tudo fica no coração do poema
Atordoado
Sublimado
Sublime
Doce amado poema
Do amor mais puro que há
Perfume que as almas cheiram
Em cálices de suavidade sorridente
Bálsamo de perdão
Não verbalizado:
Não há culpas
Face aos enigmas poderosos
Que atravessam as nossas vidas!
Perante elas me inclino enternecido
No labirinto
Dos versos
Gravados nas paredes das grutas
Por onde passo alado
E digo:
- Não há lágrimas mais puras
Mesmo com resíduos de mágoas
Nem sorrisos mais cristalinos
Nem silêncios mais carinhosos
Do que estes que ouço
À medida que vou escrevendo o meu poema...
-
Os caminhos do silêncio
-
Lx, 20/04/2010
Foto Google

20 comentários:

LOURO disse...

Olá Eduardo!
Lindo poema... gostei!!!
Parabéns...

Abraço,
Lourenço

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Eduardo
Simplesmente:MARAVILHOSO

- Não há lágrimas mais puras
Mesmo com resíduos de mágoas
Nem sorrisos mais cristalinos
Nem silêncios mais carinhosos
Do que estes que ouço
À medida que vou escrevendo o meu poema...
-

É mesmo assim que eu me sinto, quando escrevo...solto as mágoas.

Beijinhos
Sonhadora

Agulheta disse...

Em cada palavra escrita por vezes soltamos a mágoa,e num belo sorriso e uma lágrima cristalina,nos faz ser mais nós.
Adorei o poema.
Beijinho

Lisa

Anônimo disse...

Tudo fica em nós!!!
As lágrimas, essas, são sempre puras, mas às vezes bem amargas...
Bjs., gosto muito deste poema.
Laide

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

P ura
o nde senti o sal
e o amargo da dor
m isturada com
a dor de uma lágrima.

(gostei do teu poema)

beij

rosa-branca disse...

Em silêncio, no caminho
Traz a dor, e a saudade
A carga é o pergaminho
Transportou-o bem cedinho
Desde a bela mocidade.

Adorei o poema amigo. Beijo meu

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Eduardo Aleixo

Lágrimas, são perolas ....

ADOREI LER SEUS VERSOS

Venho deixar meu abraço pela passagem do dia das Mães, pois ou temos uma, ou tivemos, ou somos uma delas,
Efigênia Coutinho
In New York

Vivian disse...

...esta casa tem cheiro
de poesia!

venho e me perco em
meio a elas.

adoro...

bjbj, poeta!

João Videira Santos disse...

"...Não há lágrimas mais puras
Mesmo com resíduos de mágoas
Nem sorrisos mais cristalinos
Nem silêncios mais carinhosos
Do que estes que ouço
À medida que vou escrevendo o meu poema..." - fica tudo dito no grito das palavras.

Aníbal Duarte Raposo disse...

Caro amigo Eduardo,

Gostei deste teu poema e perdoa-me por realçar esta parte:

"...
Não há culpas
Face aos enigmas poderosos
Que atravessam as nossas vidas!
Perante elas me inclino enternecido
No labirinto
Dos versos
Gravados nas paredes das grutas
Por onde passo alado
..."

Um grande abraço

Unknown disse...

Olá Eduardo,
Um poema muito bonito...
Ressalvo o verso:" Perfume que as almas cheiram"

A meu ver é um poema digno de várias leituras...de várias interpretações consoante o estado de alma do leitor!

Gosto de ser positiva... logo retiro deste poema o que de mais belo há :
" Doce amado poema

Do amor mais puro que há"

FERNANDINHA & POEMAS disse...

OLÁ QUERIDO EDUARDO, MARAVILHOSO POEMA... !
TENS O PODER DE ENTRAR NO MEU CORAÇÃO... AGRADEÇO-TE...!
VOTOS DE UM BELO FIM DE SEMANA... BEIJINHOS E ABRAÇOS DESTA TUA AMIGA QUE NUNCA TE ESQUECE...!
FERNANDINHA

CamilaSB disse...

« o coração do poema » nasce na imaginação do poeta e nos versos que escreve, põe o poeta o coração!
Muito bonitos e puros os seus versos!BJS e obrigada pelas palavras.

Paula Raposo disse...

Muito belo o teu poema, Eduardo!!
Beijos.

Laurita disse...

Olá amigo Edu, não, não há nada mais puro que a pureza do sentir. Vamos lavrando o caminho com as nossas emoções, com as nossas lágrimas de secura, cristalinas, transparentes, mas que muitos não vêm. Obrigado pela sua visita carinhosa ao meu cantinho. Beijo e bom fim de semana

Laurita disse...

Olá amigo Edu, não, não há nada mais puro que a pureza do sentir. Vamos lavrando o caminho com as nossas emoções, com as nossas lágrimas de secura, cristalinas, transparentes, mas que muitos não vêm. Obrigado pela sua visita carinhosa ao meu cantinho. Beijo e bom fim de semana

utopia das palavras disse...

Que queres que eu te diga, poeta?

Que o meu coração se inquietou?
Que os meus olhos marulharam?
Que os meus dedos se quedaram?

Por ventura acreditavas?

Saio...emocionada!
Beijo

vieira calado disse...

E quando se termina um poema?

É quase

como se tivéssemos feito um filho!

Mas...

isso é para quando se publica

um livro!

Um abraço.

gota de vidro disse...

As lágrimas são cristalinas...Elas tombam no caír de um sentimento ou de algo belo...Ou na maioria num momento de tristeza!

Deixo um beijito de bom domingo

Uma gota

gaivota disse...

lágrimas doloridas ou cheias de alegria e amor!
é bom saber chorar e sentir o coração desaguar...
beijinhos