segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Apresentação de "As palavras são de àgua" na Feira do Livro, em Mértola.

Os elementos da autarquia, ao centro ( Mário e Sandra ); e o Pedro - que me apresentou - e eu, nos extremos.
Imagens do público amigo presente.
Lendo alguns poemas, com destaque para um, referente ao que sinto quando, passados estes anos , vou à minha terra...
-
O significado das raízes
Só os cerros recortados contra o céu
Parecem os mesmos da minha infância!
Já as águas do rio, no vale, não são transparentes como eram.
Há peixes que desapareceram
E não sobem nas águas de Março.
Nos postigos fechados da vila antiga,
Alcandorada na encosta íngreme,
Assoma o rosto do silêncio.
O que vejo, mas não conheço,
São os filhos e netos da minha geração de amigos,
Alguns já mortos.
O que significa que o tempo foi correndo,
A poluição conspurcou as águas
E fui envelhecendo.
Hoje, sou um estrangeiro no cenário em que fui, como actor,
Um sonhador dinâmico,
Mas onde sinto que só as raízes das árvores escutam o meu canto!
Olho para elas com outros olhos
E compreendo melhor o significado das raízes!
-
Eduardo Aleixo ------------- Mértola, 21 de Novembro de 2009

10 comentários:

Paula Raposo disse...

Também gosto muito desse poema.
Pareceu-me quente e acolhedor esse momento em Mértola. Parabéns, Eduardo.
Muitos beijos.

Agulheta disse...

O poema é maravilhoso,tem os sentimentos de menino que guardou na sua alma,como uma pequena folha de árvore,mas de raís grande.
Beijinho e felicidades.
Lisa

Luna disse...

Parabéns , o poema é bonito e real,fala da evolução e do tempo que passa e do valor que só mais tarde encontramos nas " raízes"
beijo

fatimamedeiros disse...

O poema é comovente, o tempo passou mas no seu coração permanecem as memórias que guarda desse tempo maravilhoso que viveu.
Parabéns.
Um beijinho
Fátima

gaivota disse...

que bom! além de ser sempre bom "ir à terra" assim para apresentar o teu livro, melhor ainda!
é a raiz votada aos dias de hoje, na recordação que trazes presente
parabéns!
beijinhos

Anônimo disse...

Os mertolenses gostam de poesia. Eu testemunhei.
Um abraço,
PM

Manu disse...

Poeta Eduardo!

Eis no chão que pisamos
pedaços de terra e raízes
momentos que lembramos
onde um dia fomos felizes

Acredito que tenha sido mais um momento delicioso nesta odisseia poética. Ainda para mais num lugar que o vi nascer. Abraço.

São disse...

Que o livro conheça grande sucesso!

Boa semana.

Lucília Benvinda disse...

Eu vou-te contar... quem me dera ter estado lá.

Pois é Edu, os teus poemas são mesmo fantásticos...!

Já sou tua fã, mas a Maria diz q'inté chora só de ler-te.

E beijos...

gota de vidro disse...

Antes de mais parabéns pelo lançamento do livro em Mértola.

Gostei das fotos...

O poema belo de nostalgia. As raízes trazem-nos sempre recordações e acima de tudo muita saudade.

Mais uma vez parabéns e felicidades para " as palavras são de água".

bjitos da gota