terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Até ao Novo Ano

Esta será a minha última postagem deste final de ano de 2009 em São Tomé. Vou dedicá-la ao último passeio que fiz, rumo a uma zona isolada e apenas acessível via mar, chamada São Miguel, vila outrora habitada. Para lá chegar fomos de carro da cidade até Santa Catarina, a povoação onde acaba a estrada. Aí, combinámos com um pescador, para nos levar de canoa até São Miguel, pagando-lhes nós o combustivel do pequeno barco. Não sabia eu que a viagem iria demorar quase duas horas para ir e mais outras duas para regressar... Mas assim foi. Sob o sol bem quente e uma paisagem magnífica junto à costa, rumámos pelo mar, cada vez mais longe, onde só os pescadores e vinhanteiros vão...São Miguel. Lá, numa enseada tropical, estão construidas pequenas barracas de madeira junto à praia, onde ainda vivem isolados do mundo uma mulher e sua filha, mais uns vinhanteiros - homens que apanham o vinho da palma - que por lá ficam temporariamente alguns meses e vão vender o vinho a Santa Catarina. Apenas uma vez por ano, em Setembro, aquela zona se volta a encher de gente, que numa rumaria da festa de São Miguel passam lá o dia, onde é celebrada uma missa na pequena capela que ainda por lá permanece. Mal chagámos, começamos a subir a encosta onde nos disseram que há muita cobra preta, rumo à capela que estava escondida no meio da vegetação. Capela essa que nada mais é que outro pequeno casebre a cair, mas com a imagem do santo no interior onde ainda muita gente vem pagar promessas. Pelo caminho ainda falámos um pouco com 3 rapazes vinhanteiros que nos perguntaram pelo resultado do jogo de futebol entre o Benfica e o Porto... Como não tinhamos tido energia na noite anterior não lhes pudemos responder, apesar de lhes ter dito que provavelmete ganhara o Benfica, ao qual um dos rapazes ficou todo contente :) Para meu espanto, nessa noite em casa, percebi que o jogo de futebol ainda não tinha acontecido, era nessa mesma noite! No entanto, não me enganei no resultado...! Ainda pelo passeio, andámos pela praia e conhecemos as senhoras que lá vivem sozinhas, um cão e algumas galinhas. Pensei no que seria lá passar uns dias sem nada de nada... Final da história e reencontramo-nos em 2010! Beijos e saudades, Rita

13 comentários:

Paula Raposo disse...

Calculo como seja viver no meio do nada. Só imagino. Não sei como é.
Para ti, Rita, um óptimo ano.
Beijinhos.

Anônimo disse...

Rita, Fazes bem em conhecer o mais profundo de são Tomé, nos teus tempos livres, que são poucos!Entre o contraste das belas paisagens ainda originais, a pobreza extrema e os acessos morosos e difíceis,lá nos vais descrevendo essas aventuras de fim de semana, que têm muito a ver contigo!
Cuidado com a cobra preta que é fatal! Eu e teu pai conhecemos Santa Catarina, vila piscatória,
muito pobre, mas não fomos mais além, a estrada desaparecera!
Beijinhos da
Mãe

Luna disse...

Deve de ser uma vida muito diferente ao que estamos habituados e muito dura

Deixo um beijinho de bom ano novo
beijinhos

Lucília Benvinda disse...

Magnífico o relato, como sempre.

Um abraço e tudo do melhor para o Novo Ano.

Unknown disse...

Não obstante esse isolamento e falta de condições mínimas meteste inveja ao teu pai: como gostaria de te acompanhar nesse barco com os pescadores e vendo a paisagem deslumbrante de S. Tomé...Sim, não me esqueço da pobreza que vimos em Santa Catarina, mas só me apetece é lembrar as coisas boas...E lembro-me da conversa que tive com os locais sobre as cobras pretas e eles a dizerem-me que elas entravam para as casas e se fossem pisadas não acontecia nada porque elas, as cobras, sentiam que não foram pisadas por maldade...ih,ih,ih,...do que o teu pai está a precisar, por razões várias, é raspar-se daqui e ir para uma ilha, seja onde for, onde há coisas de que gosto e que não são civilizadas.. Estou farto desta civilização burguesa e de uma moral impingida sem interioridade genuína...Bom, um dia destes iremos ou a S. Tomé ou a outro recanto de palmeiras...Um beijo de saudades e come muitas jacas por mim...Um Bom Ano Novo, querida filha.

gaivota disse...

resultados de futebol... perguntam sempre por esses campos... como era em cabo verde!
força, ritinha, vamos em frente, nesse mumdo mais diferente...
feliz ano novo!
beijinhos

. intemporal . disse...

.

. com amizade,,, .

. desejo um ano de 2____0____1____0 .

. a ser o ventre da serenidade .





. sempre,,, .




. paulo .

.

Graça Pires disse...

Um Ano Novo Bom, Rita.
Beijos.

P disse...

Gostei muito do blog, dos textos. Um 2010 muit feliz
abraço
p.

fatimamedeiros disse...

Rita
Desejo-lhe um excelente ano de 2010em S. Tomé ou qualquer outro lugar. Sei que vai estar a tentar ajudar pessoas a terem uma vida mais digna.
Bem Haja!
Um beijinho
Fátima

Anônimo disse...

Olá, princesinha!
Saudades literárias, rsrs.
Adorei sua postagem...
Como sempre brilhante, parabéns!!!

Deus abençoe sua vida infinitamente!
Desejo pra você e sua família, votos de feliz ano novo!
Que este ano de 2010, seja repletos de saúde, paz, amor e grandiosas vitórias...
Porém, não somente no ano de 2010, mas sim em todos os seus dias...
Que todos os seus sonhos se realizem!
Beijos de poesias...
Com apreço e carinho de sempre...
CelyLua.

vieira calado disse...

Olá, meu caro!

Desejo-lhe

um BOM ANO de 2010

Um forte abraço

Maria Clarinda disse...

S.Tomé representa tanto para mim...e ler-te foi um recordar...bom!
Jhs