quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Minha génese

Foste, és e serás sempre a minha paixão
Mulher guerreira, em vias de extinção
Nunca na vida conheci ninguém igual
És a génese de tudo o que agora sou
Foste a mestra que sempre me ensinou
Contigo aprendi a ser alguém especial
-
Foram muitas as agruras que a vida deu
Não cedestes, teu ânimo não esmoreceu
Ainda hoje vais à luta, não viras a cara
Nunca vi no teu rosto sinal de teres medo
Se algum dia tiveste, guardaste segredo
És tenaz, lutadora e todo o mundo repara
-
Jamais ouvi da tua boca um queixume
És combustão, labareda de outro lume
Sempre pronta para a tristeza combater
Com esse olhar cheio de determinação
Estiveste sempre disposta a dar a mão
És amor, que melhor mãe poderia ter.
-
In " Amador do Verso " - de Emanuel Lomelino
-
NOTA: Publico com todo o gosto este poema do meu amigo Manu, ( http://amadordoverso.blogs.sapo.pt ) dedicado à sua mãe, e que ele leu na apresentação do seu livro. Gostei muito de ter estado presente. Gostei também muito do prefácio escrito pela Ausenda Hilário ( Utopia das Palavras - http://poemas76.blogs.sapo.pt ). Parabéns, amigo. Toda a sorte do mundo para ti e tua obra. Parabéns, Ausenda. Um abraço aos dois. Eduardo Aleixo

7 comentários:

Agulheta disse...

Amigo Eduardo.Te confeço fiquei com uma pequena lágrima no olho,pelas palavras aqui escritas,bela homenagem a mãe do teu amigo,melhor que ela esteve presente,quanto ao prefácio do livro,escrito pela Ausenda,deve estar bem a seu modo de belíssima escrita,de vez em quando eu visito e gosto muito.Adorei a descrição.Beijinho de amizade Lisa

Unknown disse...

Olá EAleixo,

Muito lindo este poema...
... linda homenagem que o nosso amigo fez à sua mãe, ali em frente ao público. Foi lindo de assistir. Devo dizer que ainda senti um nó na garganta quando o ouvi ler este poema.

Boa escolha!

Um abraço

Fá menor disse...

De facto, é muito bonito este poema.

É caso para dizer: "Por detrás de um grande homem há sempre uma grande mulher."

Bjos

Manu disse...

Poeta e amigo Eduardo Aleixo! Em primeiro lugar quero agradecer este seu gesto que muito me honra. Ainda mais pelo poema escolhido que ganhou outra dimensão depois de eu próprio o ter lido na apresentação do meu livro e na presença da minha mãe.
Embora já o tenha feito, volto a agradecer a sua presença nesse dia de realização pessoal e as palavras que me dirigiu.
Quanto ao prefácio da Ausenda... apenas repito o que disse no sábado, um prefácio assim só pode honrar o autor e engrandecer a obra. Grande abraço.

utopia das palavras disse...

A nossa génese,
talvez lume
talvez âmago de sustento...!

Manu, di-lo desta forma poética!

Grata pelo vosso carinho

Beijos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Eduardo
Lindo poema do Manu, é uma bela homenagem à mãe.
Gostei muito.

Beijinhps
Sonhadora

franciete disse...

E é com profunda tristeza,que olhamos para traz, e cada vez se vêem menos mulheres guerreiras.
Delas me lembro com muita saudade, a minha mãe,que ficou órfão de pai e mãe com 12 anos de idade, e dois irmãos para acabar de criar.
E depois deles criou 6 filhos, e partiu com 65 anos.
Me desculpe, um abraço fraterno de amizade