sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Olhar com atenção

Que segredo esconde um número?!
Quem foi que o desenhou?!
E as letras, que verdade escondem
para além das suas formas rendilhadas?
Quem foi que as inventou?
Por que foram os números e as letras
assim desenhadas?
Será que significam alguma coisa
independentemente do que expressam?
É que...
quando observo os números
e as letras
e a sua fabulosa arquitectura,
dou-me conta
de que talvez tenham vida própria,
com tanto mais evidência
quanto mais intensa
é a minha observação!
Mas...
Não acontecerá o mesmo
se olhar
com igual atenção
para as pedras,
para as flores,
para os bichos,
para as águas,
para o rossto das pessoas?...
Eduardo Aleixo
( Incluído no livro a publicar, em breve ).

14 comentários:

Paula Raposo disse...

Acho que sim! O meu próximo livro sai a 15 de Outubro, gostaria de te ter presente na apresentação. Beijos.

Unknown disse...

Paula

Só se me for completamente impossível.
Estarei com muito gosto.
Bem hajas.

gaivota disse...

espero por este livro... pelas "amostras" vai ser excelente ler e sentir estes lindos poemas
beijinhos

Elaine Siderlí disse...

Oolhar atento e atencioso é algo raro que apenas os segundos do tempo inexistente pode romper!
Adorei!
bjinhus.

Elaine Sidelrí.

Unknown disse...

Gaivotinha

Direi o dia da apresentsação do livro e ficaria feliz se pudesses estar presente, tu e outros amigos, da Nazaré...

Unknown disse...

Elaine

Concordo contigo, amiga: a atenção é coisa dfícil! Qd há, o tempo... não existe!

gota de vidro disse...

As letras , os números não terão vida própria mas sem dúvida que ganham vida quando utilizadas(os) por nós.Temos o dom de lhes conferir movimento, emoção e sentimento.

Bem olhar para tudo com com o mesmo olhar? Não sei....Talvez. Depende

Uma boa semana

Um beijito da gota

Unknown disse...

Gotinha

No poema digo: dou-me conta de que talvez tenham vida própria...O essencial é a consciência das coisas que a atenção nos dá...Com a consciência das coisas, as coisas passam a ser...A existência é uma questão de consciência...
Beijo.

♥ ♥ Eu disse...

As letrinhas e os números completam a linguagem de um ser e ganham vida pois expressam tudo q existe dentro de cada um. Parabéns pelo livro.

bjos e linda semana prá vc!

Paola disse...

As letras , os números... existem por nós... criação que ultrapassa o criador...

O teu poema até me parece bom para as primeiras aulas...

Beijo, querido Eduardo.

Unknown disse...

EU

Pois me parece que é isso que o meu eu pretendeu dizer...Mas não sei bem falar sobre os mistérios: sei lá quem foi que desenhou os números!

Unknown disse...

Paola

Pois só pode ser das primeiras aulas e eu como aluno: que sei eu sobre este mistério dos números e das letras? Expliquem-me...

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Eduardo Aleixo

Quem foi que as inventou?

PARA TUDO TEMOS UMA PERGUNTA, E MUITAS FICAM SEM RESPOSTA..

ADOREI, SAUDOSAMENTE,
EFIGENIA COUTINHO

Unknown disse...

Efigénia

Muitos mistérios existem! Bjs