terça-feira, 2 de junho de 2009

Crónica "Dia da Criança em São Tomé e Príncipe"

Ontem foi Dia da Criança. Por estas bandas este dia assume uma importância tal que é praticamente feriado. O que é curioso numa terra onde a criança tem um estatuto mínimo ao longo dos restantes 365 dias do ano. Mas no dia 1 não! As escolas são pintadas, tudo é arrumado em jeito de festa, os pais compram novos uniformes para as crianças e vestem-nas como se fora para um casamento, e às meninas põe-lhes lindas trancinhas. Na verdade, andam todos muito bonitos. Uma escola de uma roça afastada pediu que a organização onde trabalho "apadrinhasse" o dia das crianças da comunidade. Apesar de não ser o nosso trabalho directo, não tive como dizer não e decidimos levar como prenda algum material escolar para as crianças, que se resumiu num pequeno caderninho com uma caneta para cada um. Nestas comunidades os arranjos são muito mais modestos, mas mesmo assim as crianças estavam todas vestidas com a melhor roupa que tinham. Juntamo-nos no espaço precário onde são dadas as aulas, e cada turma (da 1ª à 4ª classe), depois de todos cantarem o hino nacional, apresentou algumas canções e danças que tinham preparadas para o dia. Só houve uma coisa que me fez confusão, e perguntei ao professor da comunidade: "Onde estão os pais??". O senhor encolheu os ombros e disse que não tinham o costume de vir assistir...Resumindo, só a nossa equipa estava a assistir e os miudos mais velhos. Os adultos estavam em casa, nas suas vidas, a preparar o almoço, não sei. Mas tive pena das crianças, que mesmo assim, estavam contentes por, nesse dia, terem um pouco mais de atenção e espaço para brincar. Mas ainda assim, muito pouco, muito pouco mesmo. Boa semana a todos, Rita

14 comentários:

Paula Raposo disse...

Realidades tão diferentes que compungem. Obrigada, Rita, pelo teu testemunho vivo do dia. Beijos.

Anônimo disse...

Ainda bem que em S. Tomé dão relevo ao dia da criança!
Elas são o amanhã e é bom que tenham um pouco de mimo!
Mais uma vez, Rita,nos brindaste com relatos da vida, simples, mas belos!
beijinhos da Mãe

Unknown disse...

Excelente post, Rita. Beijos meus.
Teu pai.

Deusa Odoyá disse...

Olá minha nova amiga.
Não conheço Portugal, mas vc. me deu uma ideia como se comportam as pessoas a homenagear as crianças.
deve ser um trabalho muito bonito de pais e professores, nesse dia e na comunidade.
Uma vida de pessoas simples, mas felizes.
muita luz e paz em seus caminhos.
Aguardo sua visita ao meu cantinho.
Beijinhos de muitas glorias para vc.
Regina Coeli.

Mírtilo MR disse...

Dia da Criança em São Tomé e Príncipe ... Não é tão vistoso e tão «avançado» como o de Portugal, claro, mas, segundo reza a crónica postada, há entusiasmo nas escolas, entre professores e alunos (pena que os pais não compareçam ...), e esse entusiasmo escolar já é como que uma semente para que no futuro o referido e tão significativo dia seja comemorado de forma mais promissora para as crianças e, consequentemente, para o país também.
Parabéns à Rita pela simples mas elucidante e cativante crónica.

Mírtilo

Luna disse...

Deste-nos a conhecer a realidade de S.Tomé onde a criança é quase esquecida, como tantas outras crianças em todo o mundo, elas são pequenos anjos que deveríamos de acarinhar amar,como podem sofrer tantas crianças por culpa dos adultos que pensam ser "humanos"

Namastê

Lumenamena disse...

Linda crónica "Dia da Criança em S. Tomé e Príncipe".
Agradeço pela visita ao meu espaço, e virei sempre aqui reviver as crónicas da Rita.
Quanticamente, recebo o carinho das conchas da praia das sete ondas.
Obrigada!

☆Lu Cavichioli disse...

Parabéns pela crônica tão bem escrita.
O blog é lindo, assim como o título.
Bjs ao Eduardo e à Rita.

f@ disse...

Olá Eduardo,

Envolvente a ternura no sor®iso das crianças…
Á beira de água que re n a s c e nos olhares como um rio …
o murmúrio de gotas, doces salp!cos de vida…

En © a n t o…

O abraço imenso beijinho

gaivota disse...

também perguntaria pelos pais das crianças... nesse dia,junto dos filhotes, a celebrar o dia e assistir aos seus trabalhos...
mesmo assim, ainda bem que se divertiram!
beijinhos

Lucília Benvinda disse...

Curioso, muito curioso este relato sobre os festejos da criança nesse país - como se tudo se resumisse a uma benção dada num dia, a umas horas de benevolência, talvez de uma alegria adiada o ano inteiro.

Mas não é de admirar os pais não estarem presentes. Por cá também não convidam os pais a assistirem a eventos do filhos. Eu criei esse hábito na última escola onde dei aulas, mas mal saí, nada, nunca mais os pais foram convidados para nada. E eu sei que é verdade!

Mas pronto, enquanto a sociedade feliz não chega, cheguem-se as crianças umas às outras em pura alegria, ainda que num dia só.

Beijinhos,
Lucy

BlueShell disse...

São as dificuldades pelas quais tantas crianças passam....mas apesar disso estão felizes com o pouco que têm...nem que seja só por 1 dia. Mas não devia ser assim....criança merece tudo de bom todos os dias. este mundo é cruel...e as crianças são inocentes vítimas que sofrem, tantas vezes, sem um grito que seja....

Gostei de vir aqui.

BlueShell

Lúcia disse...

Rita, embora atrasada, não possode ixar de dzier que achei muito curioso que, num país com as características desse, onde muitos cuidados primários vão faltando aos mais novos, esse dia seja mesmo de festa! Mas depois deste dia...
'Mas para meu desengano,
o que era doce acabou
tudo tomou seu lugar
assim que a banda passou' -Chico Buarque

Anônimo disse...

Olá Rita, é este o nosso mundo, uns com tudo por vezes tristes, outros com nada parecem-nos felizes. Madre Teresa de caçcutá escreveu," Às vezes pensamos que a pobreza é apenas fome, nudez e desabrigo. A pobreza de não ser desejado, não ser amado e não ser cuidado é a maior pobreza." Por isso Rita estas crianças ficam felizes com alguma atenção e estou convencido que até os pais estão carentes de atenção.