sábado, 27 de junho de 2009

Imagens de Vila Real de Trás-os-Montes

( 20 de Junho de 2009 )

Rio Corgo, no vale muito fundo, visto do quarto do hotel.

Centro da cidade. Avenida Carvalho Araújo. Ao fundo, o edifício da Câmara Municipal.
Casa onde teria nascido Diogo Cão, segundo a tradição. Igreja de S.Domingos ( Sé ). Reconstruída no século XIX, após incêndio. Antes do incêndio, era a igreja do convento com o mesmo nome.
Estilos românico e gótico.

Imagem de Cristo

Pelourinho, século XX, imitação do antigo. O fuste teria pertencido ao pelourinho original. A parte superior tem a forma de uma gaiola.

Igreja de S. Paulo/Capela nova. Estilo barroco. Em granito. Altar-mor, em talha dourada. Azulejos do século XVII. A frontaria da igreja é da autoria do mesmo arquitecto da Igreja dos Clérigos no Porto: Nicolau Nazoni.

Imagem de Menino Jesus de Praga Imagem de Nossa Senhora Menina Rainha

Igreja de S. Pedro

Construída no século XVI. O tecto da capela-mor é guarnecido por caixotões de talha dourada . Já o altar-mor tem um estilo mais sóbrio. Os azulejos são do século XVII.

Doçarias e salgados

Cristas de galo

Tijelinhas de laranja

Pitos de Santa Luzia

Pasteis de Santa Clara

Cuvilhetes ( empadas )

Capela da Misericórdia

Mercearia antiga

E, para terminar, estando nós em terras camilianas, não podia esquecer-me do grande Camilo Castelo Branco. Que podemos encontrar no Jardim da Carreira.

NOTA
Em próxima postagem: a reportagem fotográfica da subida do Douro desde a Régua até ao Pinhão .

19 comentários:

f@ disse...

Sublime...
shi... Eduardo e os doces....!

á beira da garrafa de água por causa da sede...

Bom fim semana

imenso beijnho

Unknown disse...


Shi....doce Fá,doce fim de semana.Beijinho.

José Leite disse...

Isto está uma paisagem completa: a gastronomia divinal, o património artístico e monumental, o património literário, enfim, mostra à saciedade a alma grande que está por trás deste blog!

Bem haja!

Unknown disse...

Rouxinol e Bernardim
Obrigao. Estou contente porque gostou

Lucília Benvinda disse...

Ah! Eduardo! Encheste-me o coração e a alma!!! Como eu gosto de ver e recordar Trás-os-Montes! Que bom cheirinho nos trouxeste! Estou encantada com as fotos e descrições. Deliciei-me com Camilo e a humorística dedicatória de Torga.

Fico à espera do resto... já saabes!

Lucy

Unknown disse...

Lucy
O resto será o Douro e o comboio a vapor. Inda bem que gostaste.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

gostei muito de ver as fotos.

parabéns!

beij

utopia das palavras disse...

Viajei contigo por terras que conheço pouco...!
A primeira foto está espectacular, paisagem soberba! E os doçes? Humm...!

Bonita terra, boa reportagem fotográfica! Espero mais!

Beijinho

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO EDUARDO, FOTOS SUBLIMES DE UMA CIDADE QUE ME ENCANTA... BEIJINHOS DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

Unknown disse...

Piedade
E eu gostei da sua visitinha. E já fui ao seu blogue e adorei o seu lindo poema. Obrigado. Gostei dos seus versos simples, mas muito belos.

Lucília Benvinda disse...

Amigo,

Venho avisar-te que podes ver as manas 'trepadeiras' de mãos dadas com um cabeçudo - (não era mau de todo, pena não lhe chegar nem em bicos de pés!!!)

Não me canso de vir observar as tuas fotos - como gosto destes relatos que têm tanta poesia... a poesia de um olhar humano!...

Beijo grande,
Lucy

Unknown disse...

Ausenda
As mouras são muito exigentes...

Fernanda
Que hei-de dizer para além de obrigao? És sempre da casa!

gaivota disse...

tenho ido passar uns dias para este nosso trás-os-montes de há 2 anos para cá... gsto imenso! temos sítios e coisinhas tão lindas por este nosso cantinho...
beijinhos

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

"Imagens de Vila Real de Trás-os-Montes"

Eduardo Aleixo , esta visita hoje neste seu espaço, vai ficar marcada em minhas lembraças, simplesmente magnificas, onde a cada uma eu recordarei infinitamente...

Venha conhecer:

O MELHOR BOLO DE CHOCOLATE DO MUNDO...
Efigênia Coutinho

Paula Raposo disse...

Uma bela reportagem!! Obrigada. Beijos.

Unknown disse...

Gaivota
Concordo: país pequeno, mas muito belo

Efigénia
Grato pela sua visita. Vou ver então o bolo de chocolate

Paula
Bom dia e boa semana. Gostou...

Unknown disse...

Gaivota
Concordo: país pequeno, mas muito belo

Efigénia
Grato pela sua visita. Vou ver então o bolo de chocolate

Paula
Bom dia e boa semana. Gostou...

Clotilde S. disse...

Adorei tudo nesta tua reportagem, mas as fotos do Menino jesus... olha, toma á um beijo em agradecimento.São lindas as imagens!

Eu faço colecção de santinhos, mais uma das minhas manias.

:))

Abraço,

Clo

Anônimo disse...

boas cheguei de ferias de portugal e logo descobri as famosas cristas de galo que acabei de comer obrigado por estas imagens um vilarealense de gema