quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ÁGUAS...

« As águas calmas e correntes
conviveram com os peixes,
os fundos arenosos,
os seixos;
escutaram os sussurros verdes
dos filamentos submersos;
decifraram na dança dos insectos
os segredos do céu, da terra e do ar;
observaram as aldeias, vilas, cidades,
seres vivos ao longo das margens policromáticas...
São águas de saber e de amor
que levam para o mar!
Só elas sabem e amam!
Aprenderam com o tempo...»
Eis o que me dizem as montanhas de xisto
nas noites em que me deito
ouvindo o som das cataratas...
Eduardo Aleixo
( Foto pessoal: rio Mondego )

11 comentários:

Luna disse...

Penso que tudo na terra, sabe conviver e respeitar, podemos até achas que os animais são predadores, mas quase todos matam para se alimentar só o "homem " quebra o ecossistema, e sabe tão bem quando nos unificamos com a natureza.
beijo

FOTOS-SUSY disse...

OLA EDUARDO, ADORAVEL POSTAGEM...
UMA LINDA NOITE...
ABRACO DE CARINHO!!!


SUSY

Paula Raposo disse...

E essas noites são especiais. Penso eu...beijos.

Clotilde S. disse...

Olá, meu amigo,

Vim dizer que regressei de férias e fui brindada com a beleza, sempre profundamente bela, das tuas águas.

Uma boa rentrée!

Beijinho,

Clo

gaivota disse...

que lindo poema, fala de água, de rios e de mar...
agora deste meio atlântico, os açores, é sentir a união perfeita de toda a natureza!
beijinhos

Graça Pires disse...

"São águas de saber e de amor
que levam para o mar!"
Um belo poema ao rio, Eduardo.
O Mondego (bela fotografia!)vai ter ao mar da minha terra...
Um beijo.

Unknown disse...

Graça Pires

Como não consigo entrar no teu blogue acho que deves estar de férias. Por isso aqui deixo a mensagem: gostei que tivesses gostado e fiquei a saber que és de Coimbra! Linda terra...Bj

LuNAS. disse...

Ai se as águas falassem..
No entanto, ouvimo-las.
Serenidade, neste poema.

beijito

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

a serenidade num poema, e numa foto.

gostei muito.

um beij

gota de vidro disse...

Como é belo tudo se mover melodiosamente ao som da água.

A água tão importante e ao mesmo tempo tão bela e necessária à nossa sobrevivência.

Bjitos

Lucília Benvinda disse...

Edu,

Águas: o meu tema preferido... o espaço físico... a frescura na alma...!

Um poema lindo, o teu!
Sempre me demoro por estas paisagens... fazem-me falta.
(Como à Lídia e a ti...)

Um enorme abraço,
Cila