quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Gira o carrocel...

A amiga Lucy, do blogue, http://lucy-natureza.blogspot.com/ , deixou-me a seguinte tarefa:
1. Agarrar o livro mais próximo; 2. Abrir na página 161; 3. Procurar 5ª frase completa; 4. Colocar a frase no blogue; 5. Repassar para 5 pessoas --------------------
Aceitando a tarefa com flexibilidade, aqui deixo o " período ", a partir da 5ª frase, do livro que estava perto de mim, e que se chama, " Diário XII ", de Torga:
« Portalegre, 6 de Outubro de 1976 - Há terras onde vão a carácter determinadas expressões. Certa ostentação, certa grandiloquência, certa retórica. Esta cidade de Portalegre, desde o nome, ao mausoléu monumental com que em vida um bispo nela se preveniu, à toada barroca em que um poeta a cantou, parece enfunada por não sei que vento hiperbólico. Mas a gente deixa-se arrastar por esse descomedimento. Gosta dos palácios majestosos, dos brasões flamejantes, dos mármores coloridos, dos ferros forjados. Gosta de testemunhar uma candura provinciana que se desconhece, presunçosamente escarolada ao parapeito da paisagem larga, a ver passar o tempo convencida de que tem um salvo conduto para a eternidade. »
---------------------------------------
E o carrocel segue para...os seguintes amigos: - http://asromãsdapaula.blogspot.com/ ( Paula ) -------------------------------------------------------------
- http://emmimumsonhoazul.blogspot.com/ ( Zélia ) --------------------------------------------------------------
- http://palavrasemdesalinho.blogspot.com/ ( Carla ) ---------------------------------------------------------------
- http://gaivota-mareterra.blogspot.com/ (Gaivota ) ---------------------------------------------------------------
________________________
Não saiam do carrocel em andamento. A menina que vai na girafa, ponha-se direita. O mesmo para as outras. Muita atenção. E bom trabalho. Abraço. Eduardo

14 comentários:

Paula Raposo disse...

Há cerca de um ano e meio respondi a um desafio semelhante.
Vou quebrar as regras e deixar-te aqui, aquele que será o meu mais longo comentário.
Mário Dionísio - poesia incompleta(1936-1965)
Publicações Europa-América.
Poema numerado 22.
Quinta e última estrofe:
'jaz ausente o sol
dum feijão guisado
e a saúde grave
dumas coxas duras'.

Obrigada por te teres lembrado de mim. Muitos beijos.

FERNANDA-ASTROFLAX disse...

QUERIDO EDUARDO, UMA BOA NOITE PARA TI COM TODO O MEU CARINHO,
FERNANDINHA

Lucília Benvinda disse...

É majestosa a tua participação, Eduardo! Não fosse remetida ao nosso querido Torga!?

Também eu, gosto de pertencer a essa candura provinciana, escarolar-me ao parapeito da paisagem... (quem sabe se ganho o salvo conduto!?)

Não rodarei muito... o carrossel, se não for em 'oito' faz-me tonturas!?

Um beijo,
Lucy

Luna disse...

Parabéns pelo desafio
continuação de boa semana
beijos

mundo azul disse...

__________________________________

Meu amigo...Vou responder aqui mesmo, como a Paula.

J.G.de Araujo Jorge - Eterno Motivo...

pg.161:

Serei o lago, - e sentirás nas águas, minhas carícias, quando te banhares,
e o teu corpo perfeito, belo e puro,
ao meu corpo ofertares
como um fruto maduro...

Ou, - quem sabe?... teu corpo há de cair
num gesto de folha solta, indolente e vago, sobre o lago,
e aos circulos concêntricos e infinitos
do meu afago,
imergir...


Obrigada, meu querido amigo, pela lembrança de meu nome!


Beijos de luz e o meu sincero carinho!!!

_____________________________

**Viver a Alma** disse...

E.

Até admira ser a amiga Paula Raposo a 1ª a postar. Julgava que o lugar era vitalício de certa gente...sintonizada...mas, para o disparate e para a distorsão da verdade!
Ela há cada uma na blogosfera!
a Lucy fez bem em desafiá-lo. Ainda bem que nenhum dos dois teve a ideia de não me "chamar", porque não acho muita graça a este tipode coisas, não - sinceramente. Sou um pouco esquisita...já sei, mas o que é que quer...não posso agradar a toda a gente nem estou cá para isso! Também já me convidaram e não aceitei em escrever um texto com 12 palavras que deveriam manter-se no corpo do artigo.
MAs relativamente a este post, tenho é saudades do "franginhas" muito eu gostava dele...via sempre com os meus filhos pequeninos e quando acabava tinha de inventar mais história e fazer as vozes deles, porque eles gostavam daqueles teatros que eu fazia! Bons tempos....

Ciao
M.

Adriana Riess Karnal disse...

A brincadeira é boa, tanbém já participei.rs

Graça Pires disse...

Também já respondi a este desafio. Torga é sempre um manacial de boa leitura. Adorei o carrocel.
Beijos.

gaivota disse...

e cá estou...
irei dar seguimento logo que possa, em breveeeeeeee
obrigada
beijinhos

Carla disse...

amigo obrigada pela lembrança...assim que tiver um minuto disponível prometo dar seguimento a este belo carrocel.
beijos amigos

Maria Clarinda disse...

Já respondi a um igual, e achei-o e continuo a achar super interessantes, levantam muitas vezes o véu sobre os amigos que queremos conhecer mais profundamente.
Jinhos

Rita Galante disse...

Olá querido Eduardo!

O que agora me fez rodar, foi o carrossel do tempo... tempo da minha infância, em que me deliciava a ver o Franginhas e o Carrossel Mágico numa televisão que ainda só transmitia a preto e branco. Bons tempos, mesmo muito bons.

Beijinhos de Amor e Luz!

Elaine Siderlí disse...

Que lindo isso!
Com carinho
bjs.

Elaine Siderlí

Anônimo disse...

Eduardo, meu amigo

Com este carrocel, deixas-me almariada...fico feliz por poder rodar nele, assim desta maneira:

"Pelo sonho é que vamos"
Sebastião da Gama - pag 43

Nosso é o mar. Nosso e renosso.
Pla dor, pla teimosia, pela esperança.
Nosso até onde a vista o não alcança.
Nosso até onde é nosso o que for nosso.

Beijinhos amigo

Ps: Já tinha comentado hoje logo de manhã, mas pelos vistos não ficou