segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Os amigos verdadeiros

Presenças discretas,
Silenciosas,
Muitas vezes invisíveis,
Cintilantes,
Não parecem calorosas,
Nem ardentes,
Mas são certas,
Sóbrias,
Permanentes.
---
Muitos de nós
só o sabem
muito tarde!
---
Poucos
o sabem,
cedo!
---
São como estrelas
vigilantes
nos céus das nossas vidas
(tantas vezes distraídas!....)
---
Seres sublimes,
Luminosos,
Sensíveis,
Tão fortes,
Mas tão frágeis,
Corações que sofrem
E cantam
E rejubilam
Em silêncio!..
Nada nos exigem!
Nada regateiam!
Apenas nos amam...
- São os amigos verdadeiros!...
Eduardo Aleixo

15 comentários:

Maria disse...

Quase em sintonia...
:)

Boa semana.
Beijo

Sonia Schmorantz disse...

Para refletir:
Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...
Não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo
de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
(William Shakespeare)

Faça dessa nova semana um novo início rumo à
felicidade.
abraços

Paula Raposo disse...

É isso mesmo. Gostei da tua análise...beijinhos.

Anônimo disse...

Bom poema, boa definição poética de amizade verdadeira, sobretudo a amizade discreta, silenciosa, por vezes até invisível a nós, ainda que haja também amizade que se nos expõe visivelmente, que nos acompanha, que fala connosco, nos dá conselhos, e não nos tirando, da mesma forma que aquela, a liberdade, o amor, e «vigiando»-nos, também como aquela, para nos ajudar em algum mau percalço, e também sem nada nos exigir em troca, apenas por haver entre essa amizade, essas pessoas, e nós comunhão indestrutível e incorrompível de sentimentos sãos de companheirismo e anímico prazer ou alegria presencial.
E há também amizade, algo difícil de considerar como tal, em suspenso, como que a hibernar, devido a condições várias ...
Boa semana para ti, Eduardo, e sobretudo as melhoras, a caminho do completo restabelecimento.

Mírtilo

Anônimo disse...

Presente
e futuro
olhos dos nosos sentidos
cumplicidades despidas
similitudes...!

Sim, Eduardo os amigos são assim! Lindas as tuas palavras!

Beijos

FERNANDA-ASTROFLAX disse...

QUERIDO EDUARDO, GOSTEI DA TUA ANÁLISE SOBRE A AMIZADE E CONCORDO CONTIGO NO SEU TODO... UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO,
FERNANDINHA

gaivota disse...

uma análise interessante,
quando se é amigo, é para sempre,
a amizade não é coisa que se substime, é para viver e conservar!
beijinhos

Paula Raposo disse...

Obrigada pelo selinho que levo para o romãs com muito carinho. Beijos.

pico minha ilha disse...

Em presença ou só em pensamento amigo estó comigo.Beijinhos

Unknown disse...

Mírtilo

Já estou bom de saúde. Obrigado.
Sobre o poema... trato a amizade em sentido mais rico, o espiritual, aquele que é o essencial, o que, de acordo com as minhas vivências, me leva a dizer: " Tenho poucos, mas bons ". A AMIZADE é coisa rara, entre os seres humanos. A distância... não conta: seja da Ilha do Sal... para Portugal...seja da Ásia...se a amizade for cverdadeira. Depois há aquela que é só espectáculo!Mas disso estou farto.
Um abraço.
Eduardo

Deusa Odoyá disse...

Olá, meu amigo.
uma perfeita análise de uma amizade.
Beijos , meu amigo.
Uma semana abençoaada por Deus.
Fique na paz.
Sua amiga.
Regina Coeli.

Anônimo disse...

Mais um poema tão bonito!
Pois é tens razão amigos há poucos, mas que os há lá isso há.
Há aqueles que se foram com o tempo, mas enquanto duraram valeu a pena... e há aqueles que são para sempre, mesmo à distancia são uma força presente.
Bjs.
Laide

Unknown disse...

Laide

Tenho poucos, sim. Neles, estás tu...Escorpiona... Como é que aturas um escorpião!?? Desde os 18 nos, não é? Mas somos amigos, sim.
Beijo. Que Deus nos dê muitos anos de vida. Que a gente merece.
Beijo.
Eduardo

São disse...

Graças a Deus, tenho destas pessoas verdadeiramente amigas.
Tudo de bom.

**Viver a Alma** disse...

Esta M tem cá uma mania!!!!
Sintonia?! - o que é que certa gente percebe de "sintonia"?"! S+ me dá vontade de rir...ma pessoa que acha que o amor não cura...e fala como se fosse uma iluminada! Tem sempre algo para dizer...mal amada! É o que ela demonstra!É com esta gente que me passo!!!

OLhe..fique com os anjos - como o poema!
Tomara ela ser um deles!
Mariz


E pode deixar ficar isto... que eu não tenho medos destes nem de outros!