domingo, 21 de dezembro de 2008

O cheiro da Terra e o brilho das Estrelas

A minha paixão pelas estrelas vem da meninice, das noites calmas de verão no Alentejo, sentado nos poiais da porta de casa dos meus avós, ouvindo o meu avô falar, o meu avô que tinha sido contrabandista na juventude - e que, curiosamente, casou com a minha avó, que era filha de um guarda-fiscal ! - , noites brancas, feitas de silêncio, de vultos oscilantes ao sabor das covas das ruas poeirentas, do uivar lancinante dos cães vadios, do piar azarento das aves nocturnas, noites nos povoados sem luz eléctrica, era a lua e as estrelas que iluminavam os caminhos, por isso conheço as estrelas, as constelações, os planetas, o sortilégio das noites em que ficava à espera de ver não só os pirilampos, mas também as estrelas cadentes riscando profusamente a imensidade do azul profundo do céu, enquanto o meu avô falava sobre a vida terrivelmente incerta da passagem da fronteira, da "raia" de Espanha, como se dizia, e como se deve dizer, com as " cargas " às costas, fugindo dos tiros dos " carabineros ", defrontando os frios, as chuvas e as incertezas das noites:

- Uma sorte danada , aquela noite, dizia ele com ar saudosamente enigmático...

Foi há muitos anos!...

Mas nunca mais esqueci as estrelas , como nunca esqueci a fome do meu povo sofrido , ambas as coisas me ficaram gravadas, fazem parte de mim, intimamente ligadas, em equilíbrio, céu e terra, voo e prisão, leveza e densidade, duas faces de uma moeda de Amor, complexa, sublime, misteriosa, tudo isso foi o princípio do que aprendi, e depois a vida me foi ensinando, ouvindo as histórias do meu avô sobre as tragédias do mundo, enquanto olhava embevecido para a beleza esplendorosa do universo... Eduardo Aleixo

11 comentários:

Maria disse...

Este post é redondinho... e é belíssimo...
Todas as estórias de verdades verdadeiras são redondinhas...

Um beijo

Paula Raposo disse...

Lindíssimo este teu post. Beijos.

Maria P. disse...

Também conheço o brilho das estrelas nas noites do Alentejo, e as estórias...tenho saudades desse tempo, era criança.

Beijinho*

Carla disse...

que as estrelas que acompanhem sempre
Amigo passei para desejar
_________________Paz
_______________União
______________Alegrias
_____________Esperança
____________Amor Sucesso
___________Realizações Luz
__________Respeito harmonia
_________Saúde solidariedade
________Felicidade Humildade
_______Confraternização Pureza
______Amizade Sabedoria Perdão
_____Igualdade Liberdade Boa sorte
____Sinceridade Estima Fraternidade
___Equilíbrio Dignidade Benevolência
__Fé Bondade Paciência Brandura Força
Tenacidade Prosperidade Reconhecimento
_______________!!!!
_______________!!!!
_______________!!!!

beijos e BOAS FESTAS

pico minha ilha disse...

Que neste Natal a paz e o amor viva em nosso coração.Um feliz Natal para si e todos que ama.Um beijinho amigo

Anônimo disse...

Gostei de ler... Tiveste (e eu também tive) a sorte de ter uma infancia bonita... estas e outras histórias nunca se apartam de nós, e um dia, quem sabe, quando as estrelas nos chamarem vamos esclarecer algumas dúvidas que ainda nos ficaram...
Bjs.
Laide

Caçadora de Emoções disse...

Eduardo,
Também acho as estrelas algo maravilhoso bem como as recordações da nossa infância... Dos nossos eternos e queridos avôs as saudades são infinitas. Ninguém preenche este lugar.
Este texto é "Cinco Estrelas", divino.
Desejos de um Natal mágico,o céu estrelado, boas vibrações, harmonia.
Fique bem.

Abraço amigo e mais sorrisos :)))

Anônimo disse...

... Noites, estrelas, luares, calmas (calores), rigores meteorológicos, desse Alentejo longínquo no tempo, da tua meninice e adolescência, a que juntas aventuras sombrias e perigosas de contrabando, com que homens, muitos, ganhavam seu pão, contadas em histórias do teu avô...

.............................
já pouco havendo a perigosa aven-
tura
para alguns homens pobres sem
trabalho
de enfrentar na fronteira tiros
certeiros
de ímpios zelosos guardas
fiscais e carabineiros
por carga de contrabando que
nem animal,
por mísera retribuição e risco
tanto,
mas ao mandante bom lucro dando,
bem tranquilo e sem nenhum risco
ficando.
...............................

(Pequeno excerto de
poema meu.)

Muito Boas Festas para ti e família,Eduardo, são os desejos deste Anónimo (que, já agora, se chama Mírtilo), de que já tinhas saudades (não digas que não) de «ver» aqui nos comentários ao teu blogue, com comentários longos, como horizontes desse Alentejo nosso, tão diferentes desses vulgares comentários bloguistas de meia dúzia de palavras, ou menos, sempre iguais ou parecidas e finalizadas pelos tecnologicamente modernos «bjs».
Adeus, Ed Alex.
(Mirtilo)

Unknown disse...

Mirtilo

Sou sincero ( é uma qualidade que tenho ):tinha saudades, sim, embora com nuvem de tristeza, por não te identificares, como desejo, a despeito de saber quem és. Talvez o Natal também contribua, embora eu aprecie outro Natal, que não o do calendário. O Natal essencial, espiritual, não o do laço de sangue, mas o do laço da alma. Não concordo julgues, como julgaste, os outros comentários, como vulgares, tanto mais que não são anónimos, o que é uma qualidade, não falando nas demais intrínsecass às qualidades das pessoas.
Gostei do excerto do teu poema. Tenho pena de que não abras a porta da tua alma para mostrares o que escreves. Estamos neste mundo para nos cumprirmos,crescermos, mostrando o nosso rosto. Isso é bom: faz com que outros rostos se mostrem. A vida é, como a entendo, uma alquimia.
Mas tu, também tinhas saudades, e isso é bom.
Foi bom que tiveses escrito e mostrado um pouco de poema. Mostra mais. Ninguém é julgador. E se o é, é ignorante.
Por aqui me fico.
Recebe um abraço.
Que Deus te dê um ano de 2009 com saúde e AMOR.
Eduardo

Unknown disse...

Laide

Se calhar...
Beijos.
EA

Parapeito disse...

andando por aqui a matar a sede :)
o meu avô era um contador de histórias e de estrelas....
Ele não sabia que uma estrela é um corpo celeste luminoso formado de plasma...
Para ele...as estrelas eram almas boas que brilhavam no céu...e eu lembro me de como menina ficava tão feliz por olhar para o céu e ver tantas e tantas estrelas a brilhar e pensar...que afinal havia mtas almas boas :)
Hoje ... tambem já avó....lembro me muitas vezes de olhar o céu e sorrir cheia de carinho...pela ideia que o meu avô me deixou sobre as estrelas...Tambem eu vou dizer o mesmo ao me Duarte :)
brisas doces para si***