domingo, 8 de fevereiro de 2009

Lai-si

Sou a Lai-si.
Lai-si é nome chinês, cantonense. Significa: presente, oferta.
A minha dona pôs-me esse nome porque me encontrou no dia dos seus anos, muito suja e com o corpo cheio de piolhos e de pulgas.
E disse: é a oferta que a Mãe Natureza me está a dar. Chamar-se-à Lai-si.
Logo bébé fugi dos meus irmãos e da minha mãe.
Sabia que o meu destino era junto dos seres humanos.
E desta família.
Sou gata selvagem.
Sou gata maluca ( é o que ouço dizerem de mim).
Só porque me atirei do quinto andar para baixo!
Que havia eu de fazer se sou caçadora, e se vi passar ladino no ar um lindo pardal?
Parti a bacia. Fui operada. Só dou despesas.
Também comi um canário. Só um! Eram dois!
Quando a minha dona chegou a casa só viu penas espalhadas pelo chão!
Foi um grande desgosto, eu compreendo. Para ela.
Sou atleta: faço, correndo como uma seta, da sala, passando pelo hall e chegando à cozinha, o tempo de 3,5 segundos.
Salto por cima do cão.
Como da comida do cão.
Ele, que rosna, e tem a doença do desvio comportamental, adora-me e
deixa-me fazer tudo.
Já tenho partido jarras e muitos bibelôs. Também já parti uma coisa a que eles chamam - ou melhor, chamavam - de "antiguidade" e que lhes custou os olhos da cara!
Mas sei que não tenho só defeitos.
Sei que eles gostam do meu quente ronronar enrolado nos seus colos.
Ouço os meus donos dizerem, com estranha vaidade, quando há visitas:
- É uma gata selvagem, já se atirou do 5ºandar, partiu a bacia,
mas é uma caçadora extraordinária. Além disso é muito meiga e tem
uns lindos olhos.
Eu finjo que não ouço.
Apetece-me dizer-lhes que tenho outras qualidades que ignoram porque não são da sua cultura.
Não sabem, por exemplo, que tenho, como eles, uma alma.
Que vim ao mundo para os ajudar.
Que nos seus colos... absorvo todas as energias negativas que trazem para casa.
E outras coisas...
Que não digo, para não me chamarem vaidosa.
Um beijo para todos.
Lai-si

10 comentários:

Maria disse...

És uma convencida, Lai-si, mas és linda.
Até nos leitores deste blogue começas a fazer charme...

Um ronron pra ti

Sonia Schmorantz disse...

A palavra mágica
dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.
Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.

Carlos Drummond

Lindo domingo!
abraços

Paula Raposo disse...

A Lai-Si é mesmo um encanto!! Beijos.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA LAI-SI, ÉS LINDA E GOSTO DAS TUAS MALUQUICES, EU TAMBÉM ERA ASSIM QUANDO PEQUENE (AINDA SOU)... ESSA DE SALTAR DO QUINTO ANDAR, NÃO ESPERIMENTES MAIS... OK???
ONDE ESTÁ O EDUARDO???
DIZ-LHE QUE EU TENHO NO LADO DIREITO DO MEU BLOGUE, FERNANDA-POEMAS, UM SELO MANEIRO, PARA ELE, SE GOSTAR ... É CLARO!!!
UM ABRAÇO PARA TI E TODOS OS TEUS DONOS... BOM DOMINGO E PORTA-TE MAL
SÓ UM POUQUINHO...
FERNANDINHA

Maria P. disse...

É linda!!

:)Beijinho*

Anônimo disse...

Ai que lindos olhos tem a tua gata...
O pote que está ao lado dela também á para partir??
Se os gatos teem 7 "foles", ela já só tem 6 porque um já o gastou quando se atirou do 5º. andar...
Bjs.
Laide

Anônimo disse...

Nesta fábula das aventuras da linda gata «Lai-si» interpretas bem, Eduardo, o «pensamento» e a «fala» da inteligente e reconhecida bichana, animal com sentir e comportamento útil, mas algo irónico, e de que ela própria tem «consciência», embora sem tal alardear, antes guardando tais qualidades no seu íntimo e donde as dá aos donos, não sem, também, uma certa vergonha ou arrependimento das acidentais tropelias em que já andou metida e que aos donos lesaram.
Parabéns e «pch, pch» à «Lai-si» e um abraço para ti.

Mírtilo

Ana Oliveira disse...

Peço licença para deixar um recado, a pedido:
"Olá Lai-si. Sou a Malu, gata muito sossegada e carinhosa, tenho um cão amigo que também divide a comida dele comigo e gosta das minhas marradinhas. A minha dona sabe que eu tenho umas qualidades especiais...mas ela faz uma troca comigo e, quando eu peço, ela pôe as mãos sobre mim e deixa passar a Força que me recompõe se me sinto um bocadinho doente.Tenho também um irmão gato, mas esse não gosta muito de mim e quer mandar em tudo, (acho que quer ser ele sozinho a tomar conta da casa), mas eu finjo que não percebo!
Gostei de te conhecer.
Roço o meu bigode no teu e até um dia."
Obrigada .

Ana

Lucília Benvinda disse...

Ontem comentei esta gatinha, mas a marota pulou do armário e fez a minha internet ir abaixo. Malandreca!...

Também tenho 3 cadelinhas e um cão, que só querem dormir no sofá. Assim não dá!

Mas já tive 15, é que as marotas das cachorras foram apanhadas da rua já com a barrigota muito gorda.

Passei um Agosto, encantada, no meio de tanta bicahrada...

E que saudades dos meus meninos todos...! Deus queira que os novos donos os tenham no quentinho, neste Inverno tão rigoroso.

Uma festinha à Lai-si - lindo nome!

Carla disse...

que linda...e que nome tão bem escolhido...continua assim reguila e cheia de vida
beijos