terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Quem prende a água que corre...

Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado
O ribeirinho não morre
Vai correr por outro lado...
( António Aleixo, poeta popular, in " Este livro que vos deixo " )

12 comentários:

Lucília Benvinda disse...

Eduardo,
Lindíssima foto! Lindo poema a condizer.... e eu que tanto procurei um poema bem simples sobre 'água'!? Se eu sabia, tinha-to pedido emprestado.

Beijo,
Lucy

Maria disse...

António Aleixo era sábio!

Beijo

Unknown disse...

LISBOA = PORTUGAL

Olá Eduardo

Aqui estou de novo. Há já uns tempos que não vinha visitar-te. Cheguei agora e continuo a gostar do que encontro. É sem dúvida um bom blogue. Renovo os parabéns. Prometo-te que voltarei, se possível com mais regularidade e assiduidade. Relembro-te, ainda, que estou a «coleccionar» - com muito boa intenção, muito prazer e muita honra - Seguidores. Ora eles estão a fugir. Dizem-me é malandrice do sistema blogger e que anda na blogosfera um grande reboliço. Não sei. O que é verdade é que bazam…

Hoje, porem, quero informar-te que tenho postada no meu blogue a história macabra de um tiro que deram no meu neto número dois, o Rodrigo que vai a caminho dos 13 nos. Boa praça. Permito-me fazê-lo para alertar as pessoas e tentar evitar que lhes sucedam estórias inqualificáveis como esta. Desculpa-me a chatice, mas é com boa intenção, como compreenderás.

Na quarta-feira 17, ele ia a sair da escola pelas quase três da tarde. Sentiu uma «ferroada». Mas, nada de abelha. Fora um chumbo de um tiro de pistola ou espingarda de ar. Ambulância, hospital, radiografia, depois uma TAC, tinha o pequeno projéctil alojado no lado esquerdo do pescoço. Os médicos decidiram não o operar, pois que a posição do projéctil não aconselhava a intervenção. Estava – e está – muito próximo da jugular. Podia ter sido mortal. Felizmente, o Rodas agora está bem. Ainda que tenha de fazer novos exames para ver se o chumbo se moveu. «Brincadeira» de Carnaval? Um tarado a disparar sobre as pessoas? De manhã, uma Senhora fora atingida, no mesmo local, numa perna. Estúpida e criminosa coisa, digo eu.

Está tudo n’A Minha Travessa. Se quiseres vai lá, e deixa cumentário, com o…

Abs = abraços

Anônimo disse...

António Aleixo!... Ah, pobre mas grande António Aleixo!... Esse popular poeta-juiz, algarvio, de sentenças poéticas, sempre justas e indiscutíveis, sobretudo denunciando o mal e a vã grandeza de ricos, de gananciosos e de vaidosos e da sociedade, em redondilhas maiores de métrica e rima impecavelmente certas.
Um abraço, Eduardo.

Mírtilo

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO EDUARDO, BELÍSSIMA FOTO E SUBLIMES PALAVRAS... UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO,
FERNANDINHA

Lucília Benvinda disse...

Tu acreditas que quando vim pedir o poema emprestado nem reparei que era do Aleixo António e confundi com o 'outro' Aleixo. Mesmo a foto eu pensei ser deste Aleixo.

(Bem, parece que confusões fazemos todos.)

Nem as barragens prendem as águas que correm... elas avolumam e se não forem libertadas transbordam e rebentam o dique. Por isso não há melhor 'Mestre' do que a a nossa querida Água. Todas as transformações por que passa, de gota a nuvem e mar novamente, da invisibilidade e leveza ao ímpeto da caminhada, rasgando e amolecendo, pesando e movendo, mas nunca desistindo do seu rumo.

Assim fossemos todos, sem estagnarmos nunca...!

Boa noite.
Vou beber um copo de água, fiquei com sede.

Lucy

tulipa disse...

Amigo, vim finalmente espreitar o teu cantinho.
Uma ausência forçada pelo meu novo estado de funcionária que regressa ao activo e acabaram-se os dias e dias à boa vida...não era bem assim, mas tinha todo o tempo do Mundo.

Custa-me a perceber como é que muitas pessoas «vibram» com os melhores filmes, os melhores actores, as melhores actrizes, etc, quando geralmente nem sabem quem eles são, se lhes perguntarem em que filmes participaram ficarão engasgados...
Quem se interessa por cinema, além de assistir aos filmes, lê muito também sobre as histórias e os actores que estão envolvidos no filme.
Sou cinéfila assumida, adoro filmes!

Beijinhos e votos de boa semana.

Anônimo disse...

Ninguém consegue dizer tão simples e tão profundamente como ele.
Adoro-o!!!!

Beijinhos

Anônimo disse...

A fotografia é um espectaculo, faz-me lembrar o meu mondego antes da barragem.
E o António Aleixo! que analises tão profundas ele fazia, e punha-as em verso, sempre falando verdade e, coisa rara, sem ofender ninguém...
Bjs.
Laide

poetaeusou . . . disse...

*
Aleixo, do povo, a voz,
em palavras bem sentidas,
alertou a todos nós,
as barreiras desta vida,
,
Abraço,
,
*

Menina do Rio disse...

Não há barreira que vença a força das aguas. A foto faz jus...

Deixo-te um beijo

Unknown disse...

gostei do que vi e li
parabens pelo trabalho
boa semana
beijinhos
Carla