domingo, 1 de fevereiro de 2009

Ode à alegria ( Tal como utilizada na 9ª Sinfonia de Beethoven )

Poema de. Friedrich Von Schiller

( Marbach, Wurtenberg, 1709- 1805 )

( Meus amigos, paremos com estes sons!

Levantemos aos céus cânticos mais belos,

E plenos de alegria! )

---

Alegria, a mais bonita flama dos deuses,

Filha de Eliseu,

Inspirados pelo fogo, entramos

No teu templo glorioso.

O teu fascínio aproxima

Aquilo que o mundo separa;

Todos os homens se tornam irmãos

Quando as tuas suaves asas nos conduzem.

---

Quem conseguiu o bem supremo

De fazer amizade com um amigo,

Ou obteve uma doce esposa,

Esteja connosco em grande júbilo!

---

Sim, quem apenas uma alma

No mundo possa chamar sua!

Mas quem não o puder fazer,

Chorando, abandone então estes lugares.

---

Que todas as criaturas bebam a alegria

Nos belos seios da Natureza;

Todos os justos, e os injustos,

Igualmente provem o gosto do seu dom.

---

Ela deu-nos beijos e bom vinho,

E um amigo garantido até à morte.

Igual volúpia foi concedida aos próprios vermes,

E os Querubins surgem de pé perante Deus.

---

Alegres, como os corpos celestes,

Que Ele colocou nos seus cursos

Através do esplendor do firmamento;

Assim, irmãos, vós deveis seguir vosso caminho

Como o herói avança para a sua conquista.

---

A vocês, milhões, eu dou meu grande abraço

Com este beijo para todo o mundo!

Irmãos, no mais alto dos céus

Deve reinar um Pai de amor.

Todos vós, milhões, vos prostrais?

Mundo, conheces o teu criador?

Procura-O então nos céus!

Ele deve habitar por sobre as estrelas.

( Tradução de Diogo Freiras do Amaral )

11 comentários:

Paula Raposo disse...

Um maravilhoso post, Eduardo!! Muitos beijos.

Dennys Silva-Reis disse...

Procurai o Senhor enquanto Ele se deixa encontrar.

Lucília Benvinda disse...

Já dizia, também, Ludwig Van Beethoven: "A música é maior Revelação que toda a sabedoria e a filosofia"

Lindíssimo Poema!...

E viva a Alegria entre os Amigos!

Um beijo de satisfação

LOURO disse...

Querido amigo Eduardo, foi um prazer conhecê-lo pessoalmente... O poema e a música estão maravilhosos para este dia... Um bom Domingo,
um abraço!
Lourenço

Maria disse...

Excelente para o dia de hoje, em que apetece estar com Amigos e ouvir música...

Beijo

Anônimo disse...

Sensação de proximidade, lendo este post. Reconfortante...mesmo!

Obrigada, amigo

beijos

pico minha ilha disse...

Obrigado amigo, sabe nem sei se cliquei ou não na dita letra, foi escrito ali directamente no blog, vi os erros mas não vi o resto.
Aqui seu post está digno de quem o escreveu, boa música e um bom poema.Beijinho e bom início de semana.
ps: a minha gatinha agradece suas festinhas para ela, assim como a dona, esqueci no outro dia

Luna disse...

Não sei se encontraremos o Pai no céu, mas temos de o fazer nancer em nós
Bj

FERNANDINHA & POEMAS disse...

OLÁ QUERIDO EDUARDO, FOI UM PRAZER ENORME ESTAR CONTIGO ONTEM NO LANÇAMENTO DO LIVRO, "ENTRE O SONO E O SONHO" ANTOLOGIA DE POETAS CONTEMPORÃNEOS...
FOI COMO EU DIGO SEMPRE, QUANDO A AMIZADE É VERDADEIRA A HISTÓRIA DE SER VIRTUAL, É APENAS UMA PALAVRA VÃ... FIQUEI MUITO FELIZ DE CONHECER PESSOALMENTE, TAMBÉM O ANIBAL RAPOUSO... FOI LINDO E FICARAM AINDA MAIS NO MEU CORAÇÃO... UM ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

**Viver a Alma** disse...

Salvé Eduardo!
Beethoven dizia: "eu e Deus somos um!" Depois davam-lhe aqueles "repentes" e compunha, surdo como era.
Um génio, um verdadeiro E.T.
Douro Planeta...mesmo! - como tantos outros/as.
Qual será o nosso? Daqui não sou de certeza.
Gostei demais destes versos. Peço desculpa de ainda não estar preparada para sair para a ribalta...mas necessito de um tempo, sem falar com ninguém. No entanto ficou registado no meu coração toda essa doação...mas o PAI toma conta de mim...é necessáro eu passar por isto. Só assim me fortaleço, para o que possa estar para chegar...
Mas vou escrevendo, conforme posso.
Apaguei o comentário porque aquilo não era um post. Se não fosse ter lido aquilo nunca perceberia que me tinha enganado. Era para colocar na faixa da direita e não ali.
Veja como anda a minha cabeça.
Bom...grata po tudo uma vez mais. Tá tudo bem. Vai estando...
Abraço meu
MAriz

Nota: como é que foi ontem?

**Viver a Alma** disse...

Ah! E não me diga que também lá estava... o agoiro! Sim a personagem que ocupa os 1ºs lugares... - tem aí dum-dum?!psssssss!

Ciao
Como é que se diz em tlim-long-ling?

Abraço
M.