quarta-feira, 8 de abril de 2009

O significado das raízes!

Só os cerros recortados contra o céu parecem os mesmos da minha infância!
Já as águas do rio, no vale, não são transparentes como eram. Há peixes que desapareceram e não sobem nas águas de Março. Nos postigos fechados da vila antiga, alcandorada na encosta íngreme, assoma o rosto do silêncio. O que vejo, mas não conheço, são os filhos e netos da minha geração de amigos, alguns já mortos. O que significa que o tempo foi correndo, a poluição conspurcou as águas e fui envelhecendo.
Hoje, sou um estrangeiro no cenário em que fui como actor um sonhador dinâmico, mas onde sinto que só as raízes das árvores escutam o meu canto! Olho para elas com outros olhos e compreendo melhor o significado das raízes!
Eduardo Aleixo
( Foto do autor )
Mértola, 6/4/2009

12 comentários:

Sonia Schmorantz disse...

Feliz Páscoa, Eduardo, para si e para sua família. Que o renascimento de Cristo, renove em seus corações a fé e a alegria.
Um abraço

Maria P. disse...

O tempo passa...

Feliz Páscoa, beijinho*

Paula Raposo disse...

É isso. As raízes sempre ficam...beijos.

utopia das palavras disse...

O teu rio
é um mar
de saudade
a raiz do teu olhar
inundado pelo sonho
sente-se só
e chora a nostalgia
da infância...!

Beijos com amêndoas!

LuNAS. disse...

Como te entendo, Eduardo. Hoje, sou um estrangeiro no cenário em que fui como actor um sonhador dinâmico, mas onde sinto que só as raízes das árvores escutam o meu canto!
Beijinhos e Boa Páscoa para ti e família.

mundo azul disse...

__________________________________


...o significado das raízes! Sim, as folhas secam e caem, no entanto as raízes continuam firmes no chão, dando sustentação para a árvore...

Bonito o seu texto!!!


Beijos de luz e o meu carinho...

________________________________

Luna disse...

As raízes mantemo-las no coração
pois na verdade tudo vai acabado, mudando,
mesmo nós sem nos apercebermos
Boa Páscoa

Lucília Benvinda disse...

Lembras-te daquela canção:

"Ó minha terra,
onde eu nasci,
quantas saudades eu tenho de ti...
Amor redobra com as saudades,
tu és pr'a mim o doce toque das trindades...

Ai, ai, ai... ai, ai, ai..."

O envelhecer é assim: descobrir novos significados. Gostei dos teus olhares sobre as raízes.

Feliz Páscoa, para ti Eduardo, para a tua mulher Maria Augusta e a tua filha Ritinha (longe da vista mas não do vosso coração)


Um beijo com sabor a amêndoas,
Lucy

Clotilde S. disse...

Os jovens ramos elevam-se para os céus,

nova folhagem esvoaça pelo ar,

e a velha árvore estremece,

mas não perece.

Belas palavras, Eduardo!

Votos de uma Páscoa muito feliz junto da tua família e de todos os que mais amas.

Beijo, amigo!

Clotilde

Anônimo disse...

Pois é, Eduardo... A saudade...! O tempo de crianças e adolescentes que já lá tão longe se esfumou, na estação da mocidade, fazendo ainda sangrar de saudade, de nós e de amigos que nos deixaram, embebidos de morte ou de distância e tempo, e de sítios e brincadeiras desses tempos, sítios que desapareceram ou que mudaram, e brincadeiras que já não existem também, tudo nos apontando fundo, na alma, o nosso irreversível envelhecimento, tanto ou mais do que o do Tio Fulano ou do Tio Beltrano daqueles memoráveis tempos, ainda que de pobreza para tanta gente, e apenas os agrestes, calcinados, quase inóspitos cerros, mas outrora tão pisados por adultos e pelas crianças vistos com olhos de aventura, só eles parecem imutáveis, eternos, e as velhas árvores também, de raízes mergulhadas ainda mais fundo do que esses tempos.
Um abraço e boa Páscoa,para ti e tua família.

Mírtilo

Unknown disse...

Mírtilo

Boa Páscoa para tri e família também. Um abraço.
Eduardo

Elaine Siderlí disse...

Feliz Páscoa querido!

As raizes a mim podem ser minha fortaleza e tambem meu devaneio, raizes me trazem firmeza e tambem não me deixam voar, um ser em constante transformação como sou pede ora algo que me firme e ora que me permita navegar, minhas raizes ancestrais a estas presto reverencia me preenchem como uma parte de algo maior.


Adorei o texto querido!
Desculpe o sumiço, eu estava aparando algumas arrestas.rsrs
bjus.

Elaine Siderlí.