terça-feira, 7 de abril de 2009
O meu dia-a-dia...
( Crónica de S. Tomé e Príncipe )
Há dias desesperantes.
A minha empregada de limpeza, se é que lhe posso chamar assim, só vai duas manhãs por semana. Limpeza, pouca faz, já ter a roupa passada e a loiça lavada ás vezes é pedir muito…Na outra manhã, estava eu em casa doente, mas a trabalhar no computador (ela entrou eram 7.30h e eram na altura 9h), e veio toda sorridente perguntar-me se eu precisava de mais alguma coisa. Olhei para ela atónita, e para o monte de roupa para passar ao meu lado e a casa para limpar…E fiz-lhe uma lista de coisas que havia para fazer. Porque não o tinha feito? Resposta sorridente… “estou com preguiça, Rita!”.
E vai que o meu resto de dia foi todo assim. Discuti com o senhor da gráfica que está a produzir uns folhetos para nós, porque duas imagens não saíram e ele recusou-se a aceitar que a culpa era da gráfica. Porquê? Porque nos nossos computadores a imagem aparece e nos deles não, resultado: versões de software diferentes que o irresponsabilizam de qualquer dano.
Que aconteceu mais? Bom, tanta coisa…Tenho uma equipa com quem tenho que trabalhar como se lidasse com crianças. E não estou a brincar!
É impossível trabalhar com a exigência ocidental neste contexto. E há dias em que isso é desesperante.
Desculpem a minha falta nas crónicas, mas a minha inspiração e disponibilidade anda diminuta com o dia-a-dia santomense!
Ainda assim, beijos e saudades
Rita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Estás desculpada!! Beijinhos, Rita.
Sê bem vinda. Sei que tiveste uma semana dura. O À Beira de Água estava com saudades tuas. E nós também, claro. Beijos do teu pai.
"leve leve..." Rita! Expressão São Tomense que traduz a calma com que esse povo vive! E tens que saber lidar com isso.Beijinhos e votos de dias melhores da mãe.
Maria Augusta
Força amiga, há semanas assim, mas a esperança que a próxima seja diferente tem que persistir.
BOA PÁscoa :)
Bjs
CF
A tua semana parece ter sido tirada da "Lei de Murphy"... :))) mas nada como a valentia feminina para enfrentar tudo com um sorriso ( ou muitos grrrrrr....).
Beijinhos, Rita e dias mais doces para ti!
nada como tentar sorrir perante as adversidades
beijos Rita e tudo de bom
Boa Páscoa para ti para o pai
QUERIDA RITA, SÊ VEM VINDA, JÁ ESTAVA COM SAUDADES DE TE LER... PENSO QUE TERIA UM ATAQUE DE CORAÇÃO COM UMA EMPREGADA DESSAS... MAS, QUE FAZER, SÃO MESMO ASSIM LENTOS...TIVE UMA EMPREGADA SANTOMENSE... E COM MUITA PENA MINHA TIVE QUE DISPENSAR OS SEUS SERVIÇOS... DEVE SER DO CALOR....
ABRAÇOS E BEIJINHOS E UMA PÁSCOA FELIZ,
FERNANDINHA
Rita,
Não deixa de ser uma crónica 'engraçada' - com que então a preguiça pega também por essas bandas... afinal já não é apanágio de um bom alentejano (Ai o papá a ficar carrancudo!?)
Apesar desses contratempos, sorri e ri ao ler este relato.
Uma boa Pàscoa - se é que por S. Tomé também há esta tradição.
Um beijo,
Lucy
Postar um comentário