sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Convidado da semana: Jorge de Sena

1. Diáfana
No que existe e não existe,
no que é alegre e é triste,
em tudo aquilo que passa
há um perfume de graça...
---
E haverá na realidade
essa vaga idealidade?
Ou somos nós que a sentimos
e, por não vermos, a vimos?
---
Que importa que não exista,
que nos engane ou não a vista?
Ou que exista e seja assim?
---
Se lhe basta irradiar
para nos fazer sonhar
outro fim além do fim...
( 26/5/38, Caderno peto, pág. 4. Obras- Vol. 2.º, pág. 42 )
2. Imortalidade
O meu tempo começou quando nasci mas não há-de acabar quando eu morrer.
Eu não sei terminar nada,
gosto de não saber
e tudo fica assim, no ar, indefinido...
--
A minha morte talvez seja incompleta.
---
Morrer é ocupar no espaço
uma posição que não depende da vontade.
Mas quem a ocupa é o corpo.
---
O corpo deixa então
de existir no tempo.
---
Só o espaço ficará connosco?
Que direitos tem o espaço a mais do tempo?
Do nós que na verdade somos
não haverá um resto acorrentado ao tempo?
---
Se o espaço sem tempo não é vida,
talvez o tempo sem espaço o possa ser.
---
E eu fique assim
vivendo sem matéria...
---
E o meu tempo,
sendo então eu mesmo,
não há-de acabar quando eu morrer.
(25/9/38, Obras, Vol. 7.º, págs. 5-6 )
3. Casos
De ti
já me esqueci.
Não recordo com a mínima saudade
qualquer pormenor,
qualquer intimidade, do amor
que nos distraíu alguns momentos.
---
Já me esqueci
do espírito desse mesmo amor
e tudo o que existiu
ou nós imaginámos
não consegue interessar-me
como coisa própria.
---
Por isso,
se quiseres voltar,
compo parece,
é preciso que o passado não te importe,
é preciso que tudo seja novo e nós sejamos outros.
---
Assim ao menos
tempo depois
podemos afirmar de envolta com um um sorriso
que dum caso só fizemos dois...
( 30/10/38, Obras - Vol. 7º, págs. 59-60 )

10 comentários:

Maria disse...

Não sendo um dos meus preferidos é um excelente "convidado da semana"...
Obrigada!

Um beijo

Lúcia disse...

Eduardo
Não tenho comentado, apenas por falta de tempo. Mas o teu blogue anda um MIMO. Cada post mais bonito e sentido que o anterior. Para mastigar evagar e saborear. Que bom.
Beijinhos

Paula Raposo disse...

Tenho uma profunda admiração por Jorge de Sena. Esta escolha está excelente, especialmente a última parte que me tocou imenso! Muito belo este momento aqui passado. Obrigada. Bom fim de semana, beijos.

Carla disse...

foi muito bom reler...parabéns pela selecção dos poemas e pela escolha das imagens que os acompanham
beijos e bom fim de semana

Unknown disse...

Maria
Lúcia
Carla
Paula

Obrigado pelas vossas palavras de interesse e desejo-vos um bom fim de semana.

Beijos

Eduaro

poetaeusou . . . disse...

*
Crueldades, prisões, perseguições, injustiças,
como sereis cruéis, como sereis injustas?
Quem torturais, quem perseguis,
quem esmagais vilmente em ferros que inventais,
apenas sendo vosso gemeria as dores
que ansiosamente ao vosso medo lembram
e ao vosso coração cardíaco constrangem.
,
in-jorge de sena
,
um abraço
,
*

Maria P. disse...

Mais um excelente convidado.

Beijinho, bom fim-de-semana*

Anônimo disse...

Jorge de Sena, bom poeta, poeta realista, do dia-a-dia, de costumes, no entanto pouco lembrado ou referido, quase como se fosse um poeta português estrangeirado, o preço de ter vivido muitos anos fora, Brasil e Estados Unidos, embora ele sentisse bastante Portugal.
Parabéns pela escolha.

pico minha ilha disse...

Um ótimo convidado.Abraço e bom fim de semana.

Unknown disse...

Um bom fim de semana para todos.
Beijo.
Eduardo