segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Lista de inquilinos da autarquia ainda é segredo...

" « É o sector menos conhecido da Câmara de Lisboa » , diz Fernando Negrão - o vereador eleito pelo PSD - sobre o funcionamento da Divisão de Património, que gere todo o parque habitacional disperso........da CML. « Há uma enorme dificuldade em obter informação interna, num organismo que funciona quase na clandestinidade», afirma.
A lista de inquilinos camarários, assim como o levantamento dos funcionários autárquicos que usufruem de casas da Câmara foi pedido há um ano pela vereação social-democrata. Vários outros requerimentos sobre a situação dos arrendatários , sobre o património habitacional ou sobre o parque imobiliário disperso da autarquia, foram apresentados pelos sociais-democratas. Todos obtiveram " respostas insatisfatórias", explica Fernando Negrão ao Expresso. Muitas "são mesmo criptadas, difíceis de compreender", o que mostra que " não há clareza".
Uma listagem sobre os arrendatários municipais foi entregue no passado mês de Março ao Gabinete da Oposição do PSD. Antes mesmo de rebentar a polémica do " Lisboagate" sobre alegados favorecimentos na cedência de casas camarárias, os sociais-democratas obtiveram uma resposta. O documento - a que o Expresso teve acesso - integra 671 casas, dispersas por toda a cidade. Com rendas entre o 1 euro, por uma casa no Beco dos Loios e os 595,17 euros por um T2 na avenida Infante Dom Henrique, a informação é vasta , mas pouco esclarecedora. Em nenhum momento se esclarece quantos dos arrendatários são ou foram funcionários da autarquia - como o PSD solicitara. Curiosamente, também, nenhum dos nomes que surgiram nas últimas semanas alimentando o escândalo ou sob investigação policial constam da listagem. Ana Sara Brito, a vereadora da Habitação que morou durante 20 anos numa casa camarária, Rosa Araújo, dirigente da Segurança Social, José Bastos, director do Departamento de Apoio aos Órgãos Municipais, Isabel Soares, chefe de gabinete do vice-presidente da CML, ou mesmo o jornalista Baptista-Bastos, não constam destes ficheiros. "
-------------
( Expresso do dia 4/10/2008. Artigo, da autoria de Rosa Pedroso Lima )

6 comentários:

Lúcia disse...

A ver - onde isto vai dar.
parce que vão haver surpresas e nem todas boas.

Beijinhos e boa semana, Eduardo.

Unknown disse...

Lúcia
Boa semana.
Beijinhos.
EA

Graça Pires disse...

O amiguismo é uma chaga que se instalou em todo o lado...
Um abraço Eduardo.

Carla disse...

o poder autárquico, por vezes parece ainda estar a anos luz daquilo que é verdadeiramente um funcionamento transparente
beijos e boa semana

Unknown disse...

Graça

É uma chaga e bem grande.
Quem lutou contra a ditadura, como eu, não é capaz de ficar calado.
Abraço, amiga.

Eduardo

Unknown disse...

Olá, Carla.

Transparência é o que não há. Quanto mais se cava...mais mal cheira.
Beijo.
Eduardo